Blog Post

Psicopedagogia em FOCO
Por Maria Carolina Lolli

Brincar de Boneca 

Você sabia que brincar de boneca traduz a relação da menina com a mãe?

 As fantasias imaginativas aliviam as tensões e o peso do cotidiano. O jogo simbólico, em outras palavras, o "faz de conta", permite não só a entrada em um mundo imaginário, mas também a expressão de regras implícitas que garantem a assimilação dos acontecimentos de uma maneira particular, sem compromisso com a realidade.
O brincar preenche necessidades que mudam de acordo com a idade. Além disso, brincando a criança tenta satisfazer desejos que não podem ser realizados de imediato.
 A boneca é um brinquedo bem antigo. No entanto, nem todos conhecem a importância de brincar de boneca para o desenvolvimento infantil. Primeiramente, precisamos dizer que a criança enquanto brinca, recria situações pelas quais passa ou que está tentando resolver.
 A boneca é a representação simbólica do ser humano e permite assumir muitos papéis: o de mãe, o de irmã, de avó, de tia, de professora... "Se a criança recria o que vive, ela recria também o afeto que recebe e assume o papel dos cuidadores" (PIAGET, 1997). Então, brincando de boneca, a criança exercita o afeto e todo esse processo a ajuda as estreitar as relações de cuidado e respeito. Esse aprendizado é garantido inclusive, para experiências futuras.
 É importante ainda dizer que "brincar de boneca" não tem só relação com o fato de ser menina ou menino. Todos os brinquedos são importantes para o desenvolvimento da criança. Mas lembre-se que é impirtante acompanhar a criança no processo da brincadeira! Este acompanhamento pode ser válido para saber se ela está passando por algum problema. Para isto ser possível, não podemos interferir na brincadeira, devemos deixar que eles conduzam a história.

E em vez de comprar, que tal criar bonecas com os pequenos? Repito aqui: a boneca não precisa ser apenas para meninas. Existem muitos meninos que quando são pequenos também se identificam ou criam um laço maior com a boneca do que com um carrinho, por exemplo. Quando isto acontecer, não interfira e deixe este laço simplesmente acontecer... A boneca pode significar um porto seguro e trazer confiança para a criança. E para fazer uma boneca, não é preciso muito mais do que imaginação. E o ato de inventar, de criar é mágico para a criança! Ainda mais quando os pais participam e mostram como isso acontece. Por trás desta criação, ainda está o fato de não entregar tudo pronto. Assim se mostramos que os pequenos têm potencial, que podem inventar conforme o que eles acham melhor ou querem, despertaremos uma sensação enorme de bem-estar e ainda ótimas memórias afetivas. Dar a possibilidade de fazer a própria boneca é permitir à criança avançar, trilhar os seus caminhos. Se isso for feito em conjunto com pais ou amigos, melhor ainda.



Achou interessante? Compartilhe com seus amigos!

Por Maria Carolina 23 abr., 2024
Estereotipias são comportamentos repetitivos que acontecem no transtorno do espectro autista. Neste Post, explicamos um pouco melhor sobre esse assunto.
Por Maria Carolina 05 mar., 2024
A consciência fonológica é uma habilidade metacognitiva fundamental para o processo de alfabetização.
18 jul., 2023
A alfabetização deve ser encarada como um processo, logo, para essa construção ser bem-feita, é preciso que suas bases sejam bem estruturadas.
Por Maria Carolina 25 abr., 2023
Estimulação Psicomotora no Transtorno do Espectro Autista
educação infantil
Por Maria Carolina Lolli 21 fev., 2022
A consciência fonológica é uma habilidade metacognitiva fundamental para os processos de leitura e de escrita que deve ser estimulada desde muito cedo! Na educação infantil, como as crianças estão em pleno desenvolvimento cognitivo, ferramentas de consciência fonológica podem ser utilizadas para garantir o desenvolvimento integral dos pequenos!
Por Maria Carolina Lolli 03 fev., 2022
Alfabetizar é uma arte que exige responsabilidade!
Mais artigos...
Share by: