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Psicopedagogia em FOCO
Por Maria Carolina Lolli

Criança na cozinha? Simmmmmmm! 

Na cozinha não só se come, mas se educa, se aprende.

 Convidar as crianças para participarem de uma receita, além de muito divertido, tem inúmeros benefícios, inclusive pode estimular o desenvolvimento cognitivo.
 O ato de seguir uma receita para o preparo real de um alimento trabalha a concentração, o desenvolvimento do paladar, do autocuidado além de contribuir para a aprendizagem sistematizada também (aquela que envolve os conteúdos escolares). Veja:
Matemática: medir o ingrediente, contar a quantidade de ovos, por exemplo, observar o tempo para ficar pronto!
Leitura: ao ler a receita, a criança pode ficar exposta à novas palavras, contribuindo assim, para o aumento do seu vocabulário.
História e geografia: cozinhar é uma cultura Mundial. Assim, é possível aprender sobre a cultura do povo que inventou a receita, a sua localização geográfica, seus costumes, etc.
Ciências: é possível observar os estados físicos dos ingredientes, os diferentes tipos de misturas, reações químicas e/ou físicas (Ferveu, cresceu, queimou, secou, etc... )

 E não é só isso, não!

 Experimentar texturas cheiros sabores desenvolve as habilidades sensoriais. Cortar, mexer, polvilhar, salpicar, colocar os ingredientes na receita, pode também trabalhar a coordenação motora fina e a coordenação óculo motora. Uma boa conversa durante o preparo estimula ainda a linguagem oral, além do planejamento, raciocínio lógico e sequenciação.
 Levar a criança para a cozinha desenvolve não só Habilidades Cognitivas, mas também, o mais importante de tudo, na minha opinião, é que fortalece os vínculos afetivos entre pais e filhos! Ensina esperar a vez, melhora o comportamento, aumenta das possibilidades de diálogo e ainda, as chances de conhecer mais as preferências, as ideias, etc. dos pequenos.

Gostou da Dica?
Que tal convidar seu filho ou filha para preparar seu prato favorito hoje mesmo?

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