Blog Post

Psicopedagogia em FOCO
Por Maria Carolina Lolli

Treino das funções executivas: Jogo das 4 cores 

Neuróbia: uma atividade para deixar o cérebro mais ativo

Você já ouviu falar sobre o jogo das cores?

Trata-se de um Problema matemático que tem por objetivo colorir um desenho com 4 cores diferentes sem que cores iguais sejam vizinhas. 

A história nos conta que o enigma das 4 cores surgir no ano de 1852 quando Francis Guthrie tentava colorir o mapa da Inglaterra usando apenas 4 cores sem que países vizinhos fossem pintados com cores iguais. 
Francis tinha um irmão mais novo que estudava matemática e ao ser apresentado ao problema ficou bastante intrigado e levou a situação ao seu professor Augustus de Morgan (conhecido por seus estudos em lógica matemática). A situação problema foi reproduzida em diferentes mapas reais e em desenhos criados por eles.  
Parece fácil, mas a situação é mais complexa do que podemos imaginar... Muitos estudos foram realizados e só depois de mais de 100 anos, em 1976, matemáticos propuseram o teorema das 4 cores explicando o problema de Francis Guthrie.

Nós aqui da FOCO, gostamos muito de jogos, mas também gostamos de matemática! Vamos propor alguns jogos usando o Teorema das Cores para serem usados nas intervenções psicopedagógicas. Acompanhe os exemplos:

1) Um jogador pode pintar com 4 cores (vermelho, amarelo, azul e verde) um mapa colorindo cada estado com uma cor diferente de modo que estados vizinhos não estejam pintados da mesma cor.
2) 2 jogadores recebem 4 lápis de cor (vermelho, amarelo, azul e verde) e um mapa que deve ser colorido. Cada jogador pinta sucessivamente uma região do mapa, observando a regra de que fronteiras não devem ser coloridas com a mesma cor. Perde primeiro quem não conseguir pintar adequadamente.

Você deve estar se perguntando o que trabalha o jogo das 4 cores, não é mesmo? Este desafio de raciocínio lógico trabalha o lobo pré-frontal do nosso cérebro exercitando funções executivas importantes como o planejamento, a sequenciação, a lógica, a atenção, a memória de trabalho, rastreamento visual e claro, a coordenação motora fina. 

Quer aplicar, esse jogo? Na área de Downloads do nosso site, para facilitar, disponibilizamos alguns mapas e imagens para o jogo! Bom trabalho... Depois de aplicar, mostra pra gente como foi, tá? 

Achou interessante? Compartilhe com seus amigos!

Por Maria Carolina 23 abr., 2024
Estereotipias são comportamentos repetitivos que acontecem no transtorno do espectro autista. Neste Post, explicamos um pouco melhor sobre esse assunto.
Por Maria Carolina 05 mar., 2024
A consciência fonológica é uma habilidade metacognitiva fundamental para o processo de alfabetização.
18 jul., 2023
A alfabetização deve ser encarada como um processo, logo, para essa construção ser bem-feita, é preciso que suas bases sejam bem estruturadas.
Por Maria Carolina 25 abr., 2023
Estimulação Psicomotora no Transtorno do Espectro Autista
educação infantil
Por Maria Carolina Lolli 21 fev., 2022
A consciência fonológica é uma habilidade metacognitiva fundamental para os processos de leitura e de escrita que deve ser estimulada desde muito cedo! Na educação infantil, como as crianças estão em pleno desenvolvimento cognitivo, ferramentas de consciência fonológica podem ser utilizadas para garantir o desenvolvimento integral dos pequenos!
Por Maria Carolina Lolli 03 fev., 2022
Alfabetizar é uma arte que exige responsabilidade!
Mais artigos...
Share by: