Blog Post

Psicopedagogia em FOCO
Por Maria Carolina Lolli

Massinha... 

Vamos brincar de massinha?

Você já brincou de massinha de modelar? Aposto que sim! Afinal, muito querida por todas as crianças, de todas as idades, a massinha de modelar oferece inúmeros benefícios para o desenvolvimento cognitivo, já que possibilita trabalhar habilidades motoras finas que auxiliarão no desenvolvimento da escrita e de outras inúmeras do cotidiano.

Brincando de massinha, é possível com o uso das mãos, dedos e com variados acessórios, diferenciar as cores, amassar, amolecer, separar e voltar a unir peças e experimentar tamanhos, cores e proporções e brincar com liberdade e confiança.

Mas o que acontece quando uma criança brinca com massinha? Na manipulação deste brinquedo, apertando, puxando, enrolando, recortando, etc. a criança utiliza e estimula os músculos pequenos das mãos auxiliando de forma potencial no desenvolvimento da coordenação motora fina. Estas brincadeiras também potencializam a inteligência, por envolver a imaginação e a criatividade. Aumentam sua capacidade de concentração e raciocínio lógico porque possibilita a proposição de metas a curto e em longo prazo. Facilita o processo de leitura-escrita, relaxa e tranquiliza principalmente nos momentos de agitação e nervosismo. É uma atividade ideal para crianças impulsivas, inquietas, inclusive para as crianças com déficit de atenção, com ou sem hiperatividade. É uma atividade que não apenas entretém os pequenos, mas também permite estabelecer momentos agradáveis.

Com os pequenos de até 3 anos, comece a brincadeira entregando massinhas com as cores primárias (amarelo, vermelho e azul).


Peça para que a criança misture as massinhas e que veja a “mágica” acontecer formando as cores secundárias. Explore as cores formadas.

Policromia: Com as crianças maiores, podemos trabalhar os conceitos de monocromia e policromia; cores quentes e cores frias.


Monocromia: Ao separar pedacinhos de massinha, a criança treina o movimento de pinça e ao enrolar os pedaços como um brigadeiro ou sobre uma superfície plana usando a palma das mãos e ainda fazendo rolinhos, estará exercitando suas habilidades motoras. Usando pontos e linhas é possível criar vários senários diferentes, além de construir as letras do alfabeto, os números, formas geométricas.


Podemos propor inúmeras atividades como a construção de formas geométricas, a correspondência termo a termo, a soma, a subtração e demais operações matemáticas caso a criança já tenha construído o conceito de número.

Com o uso da massinha também é possível experimentar criações, bidimensionais, tridimensionais, percebendo volumes, formas, profundidade: que são conceitos e conteúdos presentes tanto na Arte quanto na Matemática.

Outra ideia bacana é fazer a própria massinha de modelar com as crianças. Para isso, você vai precisar de 4 xícaras de farinha de trigo; 1 xícara de sal; 1 colher de sopa de óleo; 1 xícara e meia de água; Anilina comestível ou pó para suco principalmente aqueles bem baratinhos com cores fortes e vibrantes como os sabores de uva, morango, etc. Também é possível utilizar tinta guache para colorir a massinha. Misture primeiramente os ingredientes secos e mexa. Em seguida, acrescente os outros ingredientes e a água aos poucos. Amasse bem (peça ajuda da garotada nesta etapa) até obter uma massa homogênea (se necessário, adicione um pouco mais de água. Quando a massa estiver desgrudando das mãos e do fundo da vasilha é sinal de que está pronta para a brincadeira e é hora de aproveitar! Conte pra gente como foi a experiência!

Achou interessante? Compartilhe com seus amigos!

Por Maria Carolina 23 abr., 2024
Estereotipias são comportamentos repetitivos que acontecem no transtorno do espectro autista. Neste Post, explicamos um pouco melhor sobre esse assunto.
Por Maria Carolina 05 mar., 2024
A consciência fonológica é uma habilidade metacognitiva fundamental para o processo de alfabetização.
18 jul., 2023
A alfabetização deve ser encarada como um processo, logo, para essa construção ser bem-feita, é preciso que suas bases sejam bem estruturadas.
Por Maria Carolina 25 abr., 2023
Estimulação Psicomotora no Transtorno do Espectro Autista
educação infantil
Por Maria Carolina Lolli 21 fev., 2022
A consciência fonológica é uma habilidade metacognitiva fundamental para os processos de leitura e de escrita que deve ser estimulada desde muito cedo! Na educação infantil, como as crianças estão em pleno desenvolvimento cognitivo, ferramentas de consciência fonológica podem ser utilizadas para garantir o desenvolvimento integral dos pequenos!
Por Maria Carolina Lolli 03 fev., 2022
Alfabetizar é uma arte que exige responsabilidade!
Mais artigos...
Share by: