Blog Post

Psicopedagogia em FOCO
Por Maria Carolina Lolli

Brincadeira de menino ou menina? 

Brinquedos são brinquedos e as crianças não podem ser privadas do ato de brincar.

 Quando falamos em equidade de oportunidades entre os homens e as mulheres, devemos considerar que esta construção deve ser incentivada diariamente independente da idade. O fato é que começamos a construir esta diferença desde muito cedo, quando censuramos as brincadeiras dos pequenos rotulando-as como “brinquedo de menina” ou “brinquedo de menino”. Vamos falar um pouco sobre isso?

 Assim como os meninos, meninas também gostam de correr, de pular, de sujar. Brincadeiras assim são muito importantes para o desenvolvimento e é normal que meninas também gostem destas brincadeiras fundamentais para a coordenação motora, para aprimorar as noções espaciais, etc. Não é de admirar que os garotos também se interessem em imitar os Chefs de cozinha, cozinhando e ajeitando os utensílios.

 Outro ponto que devemos considerar é o fato de não existir um brinquedo ou uma brincadeira específica para garotas ou garotos. Brinquedos são brinquedos e as crianças não podem ser privadas do ato de brincar. Então, um menino pode querer cuidar de uma boneca ou de um urso na tentativa de imitar o cuidado que recebe de seu pai, por exemplo. Ou pode ainda exercitar o “cuidado” brincando de médico, de veterinário, de super herói. Construindo uma garagem para proteger o seu carrinho, salvando e não matando .

Achou interessante? Compartilhe com seus amigos!

Por Maria Carolina 23 abr., 2024
Estereotipias são comportamentos repetitivos que acontecem no transtorno do espectro autista. Neste Post, explicamos um pouco melhor sobre esse assunto.
Por Maria Carolina 05 mar., 2024
A consciência fonológica é uma habilidade metacognitiva fundamental para o processo de alfabetização.
18 jul., 2023
A alfabetização deve ser encarada como um processo, logo, para essa construção ser bem-feita, é preciso que suas bases sejam bem estruturadas.
Por Maria Carolina 25 abr., 2023
Estimulação Psicomotora no Transtorno do Espectro Autista
educação infantil
Por Maria Carolina Lolli 21 fev., 2022
A consciência fonológica é uma habilidade metacognitiva fundamental para os processos de leitura e de escrita que deve ser estimulada desde muito cedo! Na educação infantil, como as crianças estão em pleno desenvolvimento cognitivo, ferramentas de consciência fonológica podem ser utilizadas para garantir o desenvolvimento integral dos pequenos!
Por Maria Carolina Lolli 03 fev., 2022
Alfabetizar é uma arte que exige responsabilidade!
Mais artigos...
Share by: